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O Começo

>> quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009



"Tudo tem um início, um meio, um fim... mas antes do início, vem a idéia..."

Em meados do início de 2006, em um tópico no fórum GTApex, foi lançada a idéia de se modelar um cenário em 3D simples, meramente com o objetivo de usar ele como um "render scene", ou seja, um cenário fotografico para os usuários do game "Racer". Isso se dava mediante a existência do "Photo Mode" do game Gran Turismo. Um minigame onde o jogador podia se transformava em fotógrafo automotivo, tendo a sua disposição cenários renderizados com o engine do game e os veículos adquiridos ao longo do seu progresso no game para fazer fotos virtuais dos mesmos.

Dentro do fórum, muito foi se discutido em relação da criação de algo semelhante para o Racer, mas aos moldes do jogo, aproveitando melhor as ferramentas que ele oferecia. Mas, mediante ao fato que poucos tinham conhecimentos algum em arquitetura, e que quase ninguém tinha alguma habilidade em modelagem de mapas, ninguém realmente se aventurou a levar o plano a sério. Tudo ficou no plano de concepções e discussões de idéias. Alguns modelos chegaram a ser produzidos, mas, por não existir nada definitivos acerca do tipo de modelo necessário, muitos não chegaram a ser terminados. Tudo indicava que isso seria mais uma idéia que não daria em nada...



Porem, o mundo dos games pensava de forma diferente. Com o passar do tempo, mais games apareceram no mercado, oferecendo sistemas semelhantes com cenários cada vez mais detalhados. Mostrando mais uma vez que a idéia inicial não era de todo impraticável.

Com isso, a idéia começou a se consolidar, ampliando-se, buscando inspiração não somente nos mais novos games do mercado, mas também em animes, mangas, filmes e cultura automotiva. Isso tudo deu forma a um projeto, denominado “Kawasaki District Map Project”.

Ao longo do tempo, mais e mais idéias foram absorvidas, ampliando assim o que antes seria apenas um cenário de uma loja de tuning, para a reprodução de um pequeno pedaço de um bairro japonês fictício, mostrando áreas residenciais e comerciais, misturando o clássico com o moderno.

Hoje, o Kawasaki Project toma seu passo inicial, e espero que até ao término deste ano, presentear a comunidade de modeladores 3D do fórum GTapex com um mapa de qualidade que a tanto tempo esperamos.

Até lá…

English:
"Everything has a beginning, a middle, an end ... but before the the beginning, there’s the idea..."

In the beginning of 2006, on a topic in the GTApex forum’s, an idea to model a simple 3d scene was launched, purely for the purpose of using it as a "render scene", an photographic background for users the game "Racer". That happened because of the existence of the "Photo Mode" on the game Gran Turismo. A minigames where a player could play as an automotive photographer, using ingame rendered scenes and vehicles acquired during their progress over the game to produce fictional photos.

On the forum, much was discussed about the creation of something similar to Racer, but making a better use of what the game tools it offered. But, by the fact that few had any knowledge in architecture, and that almost no one had any skill in modeling maps, nobody really ventured into taking the plan seriously. Everything was in the plane of concepting and discussing ideas. Some models were produced, but, since there was nothing definitive about the type of models needed, many were not completed. Everything indicated that this would be an idea that would anywhere...

However, the world of games had a different idea. Over time, more games appeared on the market, offering similar systems with more detailed scenarios, demonstrating once again that the initial idea was not at impractical.

With this, the idea began to consolidate, expanding itself, seeking inspiration not only in the newer games on the market, but also in animes, mangas, films and automotive culture. All this became a project called "Kawasaki District Map Project".

Over time, more and more ideas were absorbed, expanding what before would just be a scenario of a tuning shop, to a reproduction of a small piece of a fictional Japanese neighborhood, showing residential and commercial areas, mixing the classic with the modern.

Today, the Kawasaki Project takes Its first step and I hope that by the end of this year, we will be able to give the 3D modeling community of GTapex forum’s a quality map scene that many are waiting for such long time.

Until then ...

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